Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Suape é concluído

 

A TPF Engenharia foi contratada pelo Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros - SUAPE para a elaboração da revisão do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Suape, que teve como objetivo otimizar o uso da infraestrutura existente, além de nortear seu desenvolvimento para os próximos 20 anos.

Distante apenas 40 quilômetros da cidade do Recife, Suape é um dos maiores projetos de desenvolvimento da economia do País e se apresenta como o porto público com maior movimentação do Nordeste.

Dentro deste contexto, a TPF Engenharia iniciou em 2016 a elaboração dos estudos que compõem o PDZ do Porto de Suape, instrumento de planejamento operacional da Administração Portuária que compatibiliza as políticas de desenvolvimento urbano dos municípios, do estado e da região onde se localiza o porto. Os trabalhos foram finalizados em Maio/2018 e devem seguir para apreciação da Secretaria Nacional de Portos.

O contrato contemplou a revisão da projeção de cargas através da análise de tendências macroeconômicas, setoriais e institucionais e, por meio de diagnóstico das infraestruturas existentes, realizou estimativa da capacidade instalada de movimentação por natureza de carga. Com isso, foi possível propor um novo layout e zoneamento portuário alinhado com as perspectivas do porto dentro do horizonte de projeto. Para tanto, foram realizados estudos hidrodinâmicos, de amarração e simulações de navegabilidade Fast-Time e Real-Time. Como resultado, foi proposto um Plano de Melhorias e Investimentos de curto, médio e longo prazo para favorecer o desenvolvimento portuário.

 
TPF Engenharia