Sistema Jaguari-Atibainha: obra supervisionada pela TPF Engenharia em São Paulo

 
  Candidato à Presidência, Geraldo Alckmin inaugura obra gerenciada pela TPF   Engenharia em São Paulo.   Crédito: SABESP

Candidato à Presidência, Geraldo Alckmin inaugura obra gerenciada pela TPF Engenharia em São Paulo. Crédito: SABESP

No último dia 3 de março o Governador Geraldo Alkmin deu partida à transferência d'água da represa Jaguari (Paraíba do Sul) para a represa Atibainha (Cantareira), através de sistema concebido para reforçar a segurança hídrica da capital paulista. Resultado de um investimento de R$ 550 milhões, a obra tem 13 quilômetros de extensão, sendo 6 quilômetros em túnel. O aqueduto tem 2,2 metros de diâmetro e é capaz de suprir até 5,13 metros cúbicos d'água por segundo.

A obra foi realizada pela SABESP com base no Plano Diretor de Aproveitamento dos Recursos Hídricos para a Macrometrópole Paulista, desenvolvido pelo DAEE, integrante da Secretária de Recursos Hídricos de São Paulo. À TPF Engenharia coube a liderança do consórcio de empresas responsáveis pela supervisão da obra.

Capaz de transferir água nos dois sentidos entre bacias hidrográficas que envolvem três estados, o sistema Jaguari-Atibainha está em sintonia com o tema 'Compartilhando Água', adotado pelo 8º Fórum Mundial da Água, que se realiza esta semana em Brasília. Na era da escassez hídrica em grandes metrópoles, o funcionamento desse sistema é um exemplo do que se pode alcançar com base em planejamento, projeto e construção de obras úteis e econômicas.

 
TPF Engenharia